Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Conheça Lisboa


Museus de Lisboa



Museu dos Coches

Vai a Lisboa e curte um passeio cheio de história? Já visitou tudo e quer descobrir coisas novas na capital portuguesa? Conheça os museus de Lisboa!



Museu Militar



Lisboa é uma cidade cheia de história! Prova disso são os 55 museus dispostos pela cidade. Claro que nem todos são museus grandes, mas todos têm o seu charme, além de conter um rico acervo a todos que desejam se aprofundar mais na cultura lusa.


Museu do Azulejo


Para aqueles que não se decidiram por qual museu visitar em Lisboa, deixo aqui a relação dos museus que considero especiais para serem visitados, por exibirem algo peculiar, único ou por mostrar coisas intimamente ligadas a Portugal e que não se encontram em outros locais.


Mas é claro que existem muitos outros museus para conhecer em Lisboa além desses citados. Para ver a lista completa de museus, com os respectivos sites, horários e descrições, consulte o site da Câmara Municipal de Lisboa.

MUDE - Museu do Design e da Moda
Um abraço cheio de história a todos!


Conheça Lisboa

Lisboa é a capital e a maior cidade do país chamado Portugal. Além de ser a capital do país é também capital do distrito de Lisboa, da região de Lisboa, da Área Metropolitana de Lisboa, e é ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa. É um ótimo lugar para se visitar. Tem muitos museus e praias interessantes.

Lisboa tem 489 562 habitantes (2008) e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2 870 km², com cerca de 2,8 milhões de habitantes. A cidade e a sua área metropolitana concentram 27% da população do país. A região de Lisboa, que abrange do estuário do Tejo ao norte da península de Setúbal, apresenta um PIB per capita superior à média da União Europeia, que faz desta a região mais rica de Portugal.


A uma curta viagem de distância a Costa de Lisboa tem algumas das melhores praias de areia em Cascais e no Estoril; aldeias piscatórias como Sesimbra mais as florestas e a mágica arquitectura de Sintra com os seus palácios reais e vistas deslumbrantes desde Lisboa ao selvagem Atlântico. Se isto não lhe chegar, poderá dar uma volta de barco pelo Sado ou pelo Tejo para uma vista náutica da costa.

Como já foi dito, um ótimo lugar para conhecer é Cascais. Tradicionalmente um pequeno porto de pesca, Cascais mudou muito nos últimos 100 anos para se tornar numa das localidades portuguesas preferidas pelos turistas. Cascais emana uma atmosfera cosmopolita sem perder o seu encanto natural.


A baía é a principal atracção de Cascais. Vale a pena passear nos passeios que rodeiam a baía e dar-se conta do contraste existente entre as cores garridas dos pequenos barcos de pesca e a sobriedade dos iates e barcos-à-vela ancorados na marina do clube de iates.


Depois de admirar a baía pode dar um pulinho até ao forte, ao Museu do Mar e ao fascinante Museu Conde Castro Guimarães, onde encontra também uma pequena praia privada. Neste último, pode ouvir alguns dos melhores concertos clássicos que acontecem com alguma regularidade em Cascais.
Os sofisticados centros comerciais de Lisboa, os excelentes hotéis , a gastronomia e a cultura combinam com o clima para fazer deste o melhor dos destinos, 12 meses por ano. Com tanto que Lisboa tem para oferecer perguntará a si próprio porque não a visitou mais cedo



Conheça Lisboa













Fotos do Hostel






domingo, 21 de agosto de 2011

Viagens e Turismo


Torre de Belém (Lisboa - Portugal) - Foto de Daniel Feliciano - Wikipédia
Marques de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo) reconstruiu Lisboa,  contribuindo financeiramente para a reconstrução da mesma, bem como com toda a coordenação de reestruturação da cidade. Apesar da fama de homem rigoroso e vingativo, temos de ser justos, Marques de Pombal refez Lisboa, e refez com maestria;Lisboa é uma verdadeira obra de arte arquitectonica.  Lisboa tem  764.657 habitantes , o concelho de Lisboa divide-se em 53 freguesias (bairros).
Pontos turisticos:
Castelo de São Jorge
- Bairro da Alfama
- Bairro Alto
- Chiado
- Sé de Lisboa
- Convento do Carmo
Mosteiro dos Jeronimos
Torre de Belem
- Monumento dos Descobrimentos
- Praça do Comercio
- Sintra
- Praça Marques de Pombal
- Praça dos Restauradores
- Oceanario de Lisboa
- Centro Cultural de Belem
- Vasco da Gama
- Expo – Teleférico
- Museu dos Azulejos
- Pastelaria Belem (Pastéis de Natal | Pasteis de Belem)
Centros Comerciais Famosos:
Centro Comercial Colombo (Benfica)
Centro Comercial das Amoreiras (Campolide)
Centro Comercial Vasco da Gama (Parque das Nações)
Atrium Saldanha (Saldanha)
El Corte Inglés (São Sebastião)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Fotos dos Visitantes







Sintra


A mais ou menos uma hora de Lisboa, Sintra é um destino cheio de atrações, com natureza exuberante, riqueza histórica e segundo a lenda, poderes mágicos. Está entre as montanhas que fazem parte do Parque Natural de Sintra-Cascais e todos seu conjunto foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Com um centro histórico cheio de pequenas ruas, onde se esconde a Igreja de São Martinho, o território de Sintra está repleto de castelos, o que faz do lugar um destino romântico. Não deixe de ver o Castelo dos Mouros; o Palácio Nacional da Pena, que foi construído em uma pedra a 500 metros de altura; oPalácio Nacional de Sintra; o Convento dos Capuchose o Palácio Real de Queluz.

Cascais


A pequena cidade de Cascais é uma vila charmosa que está a mais ou menos meia hora de Lisboa em trem. O trajeto à beira mar já vale o passeio. No século IXX era freqüentada pela burguesia, chegou a ser residência do rei Luis I e hoje recebe turistas de todo o mundo em busca de tranqüilidade e boas praias. A mais bonita da região é a Praia do Guincho.
Se depois de aproveitar o mar e passear pelas ruazinhas do centro histórico você ainda tiver energia, escolha um dos restaurantes com estrelas do Guia Michelin que estão por aí para começar a noite:Fortaleza do Guincho e Porto de Santa Maria.

Zoológico de Lisboa


Estrada de Benfica 158-160, Sete Rios
Portugal
Templo dos PrimatasBahia dos Golfinhos ou Bosque Encantado? Essas são algumas das áreas com nomes sugestivos do Zoológico de Lisboa, que possui 2000 animais de 332 espécies diferentes.
O programa é ideal para as crianças, mas os adultos não precisam ficar de fora. Animais vindos de diferentes partes do mundo, leões marinhos, elefantes e ursos, impressionam a qualquer idade.
O zoológico tem uma grande preocupação com a consciência ambiental e por isso desenvolve diversos programas educativos que promovem a interação do público com a natureza. Consulte o site para saber preços e horários. A web ainda permite programar a visita para não perder nenhum segundo.

Oceanário de Lisboa


Esplanada D. Carlos I, Doca dos Olivais
Portugal
Dentro do Parque das Nações, construído para a Expo 98, o Oceanário de Lisboa é uma das principais atrações para quem quer descobrir novos mundos e principalmente, para quem está viajando em família. É o segundo maior do mundo, com grande variedade de espécies e dezenas de atividades diferentes para todos os públicos.
O ambiente recria o habitat dos recifes de coral doOceano Índico, dos Açores no Oceano Atlântico, doOceano Antártico e das costas rochosas do Oceano Pacífico. São sete mil metros cúbicos de água com tubarões, peixes tropicais, arraias, pinguins, etc.
Entre as atividades que oferece, as mais criativas são "Dormindo com os tubarões" e "Bastidores". A primeira permite que as crianças passem toda uma noite no local e aprendam tudo sobre a vida marinha. A segunda mostra o que existe por detrás de um aquário gigante!

Lisboa, Portugal - Guia de Viagem


Lisboa é uma capital cosmopolita, possui uma intensa vida cultural, mas conserva um charme de cidade pequena. Está construída sobre sete colinas à margem do rio Tejo e possui vistas espetaculares desde os inúmeros miradouros espalhados por cada uma delas.
Seu passado de conquistas está refletido em muitos monumentos históricos, como o Padrão dos Descobrimentos ou a Torre de Belém. Arrasada por um terremoto em 1755, seu urbanismo foi remodelado peloMarquês de Pombal e atualmente, bairro tradicionais como Alfama ou Bairro Alto convivem com as modernas instalações do Parque das Nações.
Boa comida, noite eclética e praias a poucos minutos fazem de Lisboa um destino sedutor. Além disso, atravessar o Atlântico e poder falar português é no mínimo, curioso.

Teatro Nacional D. Maria II


Fundado por Almeida Garrett e inaugurado em 1846, o Teatro Nacional D. Maria II possui uma linguagem arquitectónica de base neoclássica, da autoria do arquitecto italiano Fortunato Lodi. O Teatro foi quase destruído por um incêndio em 1964 e reabriu ao público em 1978, reconstruído e modernizado. Por este palco, que tem a missão de divulgar grandes obras da dramaturgia universal, têm passado espectáculos de grande qualidade artística e técnica.

Quem quiser conhecer os bastidores deste edifício a partir de uma perspectiva histórica e técnica poderá fazê-lo à 2ª feira às 11h30, participando nas visitas guiadas a espaços raramente acedidos pelo público, que têm uma hora de duração. Estas visitas, que necessitam de reserva prévia, são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e efectuadas em português, inglês, francês, espanhol, alemão e italiano.

FESTIVAL PORTUGAL

Festa todas as noites, festivais de verão e 850 km de praias. A combinação agrada-lhe?
Portugal é um festival de música, sol e mar. Tem bons festivais, as melhores praias da Europa, gente simpática e noites que duram o tempo que se quiser. Conheça este país banhado pelo som e junte-se à festa, com a certeza de ser sempre bem-vindo.

Comece em Julho com o Optimus Alive!, que se apresenta com um cartaz de arrasar no passeio marítimo de Algés, a meio caminho entre Lisboa e Oeiras. No fim-de-semana seguinte, o ponto de encontro é do outro lado do rio Tejo, perto de Sesimbra, onde se realiza o Super Bock Super Rock que tem por lema "Meco, Sol e Rock n’Roll" - uma mistura irresistível!
Siga para sul!
Em Agosto, muita música e praia vão aquecer o verão no Festival do Sudoeste, na Zambujeira do Mar, bem perto de alguns dos melhores spots para surf da costa portuguesa.

Mas a norte também há boas vibrações!

Paredes de Coura em Agosto oferece o melhor rock com grandes bandas internacionais, no meio de uma paisagem única.

Continue o festival à sua maneira. Sabia que a noite em Portugal é uma das mais animadas da Europa?

Enquanto aguarda o próximo concerto, aproveite para ir à praia ou experimentar desportos radicais como a BTT, canoagem ou trekking. Para recuperar forças, nada como relaxar e apreciar as paisagens tão diferentes que se encontram de norte a sul.

Carregue as baterias e siga o beat de que mais gosta!


FEASTS OF NOSSA SENHORA DA AGONIA


In Viana do Castelo, take part in the Feasts of Nossa Senhora da Agonia, and don't miss all the processions that enliven this three-day festival in August. 

The town is thronged with thousands of people who come to witness Viana do Castelo honouring the Virgin of Agony, invoked by the fishermen to make the sea more favourable to them.

FESTIVAL MARÉ DE AGOSTO

In the magical scenario of the Bay of Praia Formosa in the Island of Santa Maria, the International Festival of Music " August Tide" (Maré de Agosto), brings together leading names from various countries. 

A stage located only 20 metres from the sea, hosts performances by leading names from the national and international musical panorama. A wide array of aesthetic currents of "world music" are represented in this renowned, high-quality event, that that has already celebrated 20 editions

CAMPO MAIOR FESTA DA FLOR

Testemunha a Festa da Flor em Campo Maior, e ver uma cidade decorada com papel e cores. As ruas são enfeitadas com flores e papel brilhantemente em composições coloridas (o festival é normalmente realizada na primeira semana de setembro, por consenso dos moradores).

ANIMAÇÃO NOCTURNA

Gostamos de nos divertir, das noites longas, do ar livre e da companhia dos amigos. Junte-se à festa.
Gosta de noites animadas? Comece por uma esplanada à beira-mar ou junto ao rio. Depois é só escolher um bar ou uma discoteca e dançar pela noite fora. 



Que ambiente prefere? Revivalista, alternativo ou mais "in"? Em Lisboa, vá às Docas, junto ao Tejo, e oiça os melhores DJs. Ou percorra o Bairro Alto, a meca da cultura alternativa, das lojas de design e dos bares de culto. No Porto, viva a Ribeira, com vista para o Douro, ou siga para Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

São os melhores sítios para dançar até amanhecer. 

Em Coimbra, Braga e Évora deixe-se guiar pelos estudantes. Eles vão manter as noites agitadas. 
Mas, do que gosta mesmo é de festas na rua? Então venha cá em Junho e comemore os Santos Populares connosco. 
Se tem um espírito mais tranquilo e gosta de uma boa emoção, jante ao som do Fado e passe uma noite diferente, com o sentimento à flor da pele. Todas as noites, divirta-se muito!

FESTAS EM PORTUGAL

Há sempre um motivo especial que nos faz sair à rua, cantar e dançar. Conheça este Portugal em festa.
Venha durante todo o ano, embora no calor do Verão seja mais alegre. A tradição juntou as festas pagãs do solstício com o calendário religioso e deu-nos muitas maneiras de conhecer a alma portuguesa. 


Gostamos de sair para a rua e festejar. Os santos populares e a devoção a Nossa Senhora merecem as festas mais alegres e autênticas. Há música, dança, muita cor e ruas cobertas de flores. A Festa das Flores na Madeira ou as celebrações do Espírito Santo nos Açores vão surpreendê-lo.
Na Páscoa ou no Natal traga a sua família, junte-se à nossa, e assista às cerimónias tradicionais. A festa também se faz à mesa. Reunir os amigos e provar as especialidades da época é um convite que não pode recusar.

E fique para o fim-de-ano. O fogo de artíficio marca as doze badaladas. O da IIha da Madeira é o mais deslumbrante, com o céu coberto de cor e luz. Vai ter sorte se estiver no mar. É um momento que fica na memória.








Pedido de Visto


Pedido de Visto



Documentação necessária comum a todos os vistos
-      Requerimento em modelo próprio (formulário em anexo);
-      Documento de viagem válido (+3 meses após validade do visto);
-      2 fotografias iguais, tipo passe, a cores e fundo liso, actualizadas e com boas condições de identificação do requerente;
-      Título de transporte que assegure o seu regresso (excepto para vistos de residência para reagrupamento familiar e para actividade de investigação, docente em estabelecimento de ensino superior ou altamente qualificada);
-      Seguro médico de viagem;
-      Requerimento para consulta do registo criminal português pelo SEF (para vistos de estada temporária e de residência);
-   Certificado de registo criminal do país de origem ou onde o requerente reside há mais de um ano (para vistos de residência e estada temporária);
-      Comprovativo das condições de alojamento;
-      Comprovativo da existência de meios de subsistência;
-      Para menores ou incapazes, autorização de quem exerça o poder paternal ou tutela.
Nota: Os menores de 16 anos estão isentos da apresentação dos documentos relativos ao registo criminal.
 
Documentos específicos
 
Visto de Escala
(só para nacionais do Afeganistão, Bangladesh, Rep. Dem. Congo, Eritreia, Etiópia, Gana, Iraque, Irão, Nigéria, Paquistão, Somália, Sri Lanka, Libéria e Senegal)  
-      Cópia do título de transporte para o país de destino final;
-        Prova de que o passageiro se encontra habilitado com o respectivo visto de entrada no país de destino.   

Visto de Trânsito
-       Cópia do título de transporte para o país de destino final;
-       Prova de que o passageiro se encontra habilitado com o respectivo visto de entrada no país de destino;
-       Prova de meios de subsistência para a estada e para a viagem para o país de destino;
-       Seguro médico de viagem (cobertura 30 000 euros/mínimo para assistência médica, cuidados hospitalares e repatriamento por razões médicas, válido para todos os países Schengen).
 
Visto de Curta Duração
-       Documentos justificativos do objectivo e das condições da estada prevista;
-   Seguro médico de viagem (cobertura 30 000 euros/mínimo para assistência médica, cuidados hospitalares e repatriamento por razões médicas, válido para todos os países Schengen).
Quando se tratar de viagem para visita familiar:
-       Comprovativo do vínculo invocado;
-       Comprovativo de que o cidadão indicado como referência é cidadão nacional ou residente legal em território nacional;
-       Prova de que dispõe de meios de subsistência para o período da estada.
 
Visto de Residência
1.  Para exercício de actividade profissional subordinada.
-      Contrato de trabalho, promessa de contrato de trabalho;
-      Comprovativo de habilitações ou qualificações reconhecidas acompanhado de manifestação de interesse da entidade empregadora;
-     Declaração emitida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional;
-      Comprovativo de que está habilitado ao exercício da profissão, quando esta se encontre regulamentada em Portugal.
Nos termos do Art. 59 nº 4 da Lei 23/2007, de 4 de Julho, foi definido, pela Resolução do Conselho de Ministros nº 28/2008, de 15 de Fevereiro, o Contingente Global indicativo de oportunidades de emprego até ao limite de 8.500 vistos de residência para o periodo de 31 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2008. Neste número inclui-se um limite de 200 para a Região Autónoma da Madeira e de 130 para a Região Autónoma dos Açores. 
Para melhor informação consulte o site do IEFP  www.netemprego.imigrante.gov.pt
2.  Para exercício de actividade profissional independente ou para imigrantes empreendedores
      a) Actividade profissional independente
-      Contrato de sociedade ou contrato ou proposta escrita de contrato de prestação de serviços no âmbito de profissões liberais;
-     Declaração de que se encontra habilitado a exercer actividade independente quando o exercício dessa profissão, em Portugal, se encontra sujeito a qualificações especiais.
      b) Imigrantes empreendedores
-      Declaração de que realizou ou pretende realizar uma operação de investimento em Portugal com relevância económica, social, científica, tecnológica ou cultural;
-      Comprovativo de que efectuou operações de investimento ou de que possui meios financeiros disponíveis em Portugal para o fazer.
 
3.      Para actividade de investigação, docente em estabelecimento de ensino superior ou altamente qualificada
-     Promessa ou contrato de trabalho, proposta escrita ou contrato de prestação de serviços ou bolsa de investigação científica;
-      Promessa ou contrato de trabalho, proposta escrita ou contrato de prestação de serviços para actividade docente em estabelecimento de ensino superior ou uma actividade altamente qualificada.
Para mais informações consulte as instruções anexas: Informação sobre obtenção de vistos e autorização de residência (em formato PDF)

Nota: Os centros de investigação, os estabelecimentos de ensino superior ou outras entidades, públicas ou privadas, que acolham actividade altamente qualificada, podem remeter os referidos documentos ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
 
4.      Para estudo no ensino secundário
-      Documento de aceitação em estabelecimento de ensino;
-      Documento comprovativo do seu acolhimento por família; ou
-      Documento comprovativo de alojamento.
 
 
 
5.      Para intercâmbio de estudantes de ensino secundário
-      Documento de aceitação em estabelecimento de ensino;
-      Documento comprovativo de acolhimento por família; ou
-      Documento comprovativo de alojamento.
 
6.      Para estágio não remunerado
-      Documento emitido por empresa ou organismo de formação profissional reconhecido;
-      Programa de estágio;
-      Contrato de formação;
-      Calendarização do estágio.
 
7.      Para estudo no ensino superior
-     Documento emitido por estabelecimento de ensino em como foi admitido ou preenche as condições de admissão.
 
8.      Para voluntariado
-      Documento comprovativo de que foi admitido numa organização responsável, oficialmente reconhecido em Portugal para programa de voluntariado.
 
9.      No âmbito da mobilidade dos estudantes do ensino superior
Para nacionais de Estado terceiro que resida como estudante do ensino superior num Estado Membro e se candidate a frequentar em Portugal parte de um programa de estudos  já iniciado ou completá-lo com um programa de estudos afins.
-      Comprovativo de participação num programa de intercâmbio comunitário ou bilateral ou em como foi admitido como estudante num Estados Membros durante um período não inferior a 2 anos;
-      Documento emitido pelo estabelecimento de ensino superior em como foi admitido ou preenche as condições de admissão.
 
10. Para efeitos de reagrupamento familiar
O pedido de reagrupamento familiar deverá ser previamente solicitado de junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras –consulte o site do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras www.sef.pt
NOTAS:
-      Os familiares (tal como definidos nos arts. 99.º e 100.º da Lei nº 23/2007, de 4 de Julho) acompanhantes de titulares de visto de estada temporária ou de residência deverão solicitar visto de curta duração após autorização do visto da pessoa de quem dependem, caso estejam sujeitos à obrigatoriedade de visto (Consultar Lista de Países cujos cidadãos estão sujeitos a visto para entrar em Portugal);
-      Os familiares de titular de visto de estada temporária deverão solicitar prorrogação de estada junto do SEF antes de terminar a validade do visto;
-      Os familiares de titular de visto de residência deverão dirigir-se ao SEF para solicitar reagrupamento familiar nos termos do nº 2 do art. 98.º da Lei nº 23/2007, de 4 de Julho;
-      A familiares que acompanham ou se venham juntar a cidadão português, da União Europeia, de países do Espaço Económico Europeu ou da Suiça aplica-se a Lei nº 37/06, de 9 de Agosto.
 
11. Para cidadãos reformados, cidadãos que vivam de rendimentos de bens móveis ou imóveis, da propriedade intelectual ou de aplicações financeiras
-      Os meios de subsistência a apresentar serão definidos por portaria a publicar.
 
12. Para ministros do culto, membros de instituto de vida consagrada ou que exerçam profissionalmente actividade religiosa
-      Certificado da igreja ou comunidade religiosa a que pertençam, desde que reconhecidas pela ordem jurídica portuguesa;
-      Os meios de subsistência a apresentar serão definidos por portaria a publicar.
 
Visto de Estada Temporária
1. Para tratamento médico em estabelecimento de saúde oficial ou oficialmente reconhecido
-      Relatório médico;
-      Comprovativo de que o requerente tem assegurado o internamento ou tratamento ambulatório em estabelecimento de saúde público ou privado devidamente certificado.

2. Para transferência de cidadãos de Estados Partes na OMC para prestação de serviços ou formação profissional
-      Documentos comprovativos de transferência de estabelecimento da mesma empresa ou mesmo grupo de empresas.
Nota: Este visto aplica-se a sócios ou trabalhadores subordinados com vinculo há pelo menos 1 ano, que:
-     Sejam quadros superiores com poderes de decisão;
-     Sejam técnicos específicos essenciais à actividade da empresa;
-     Tenham por objectivo receber formação profissional.
 
3. Para exercício de uma actividade subordinada de carácter temporário que não ultrapasse, em regra, 6 meses
-       Promessa de contrato de trabalho temporário;
-       Declaração do I.E.F.P. comprovativa de que a promessa de contrato de trabalho se refere a oferta disponível.
 
4. Para exercício de actividade independente de carácter temporário que não ultrapasse, em regra, 6 meses
-      Contrato de sociedade ou de prestação de serviços no âmbito duma actividade profissional independente de carácter temporário;
-      Declaração emitida pela entidade competente quando a profissão a exercer se encontre sujeita a qualificações especiais.
 
5. Para exercício duma actividade de investigação científica em centros de investigação, actividade docente em estabelecimento de ensino superior ou actividade altamente qualificada por tempo inferior a 1 ano
-     Promessa ou contrato de trabalho, proposta ou contrato de prestação de serviços ou bolsa de investigação;
-     Promessa ou contrato de trabalho ou proposta escrita ou contrato de prestação de serviços para exercer uma actividade docente num estabelecimento de ensino superior ou uma actividade altamente qualificada.  
Para mais informações consulte as instruções anexas: Informação sobre obtenção de vistos e autorização de residência (em formato PDF)

6. Para exercício de uma actividade desportiva amadora
-      Certificado da respectiva Federação;
-      Termo de responsabilidade subscrito pelo clube ou associação desportiva assumindo a responsabilidade pelo alojamento e cuidados de saúde.
 
7. Para permanência em Portugal por períodos superiores a 3 meses em casos excepcionais, devidamente justificados
-     Comprovativo de situação de excepcionalidade (por exemplo, Acordos ou compromissos internacionais – OMC);
-     Contrato de prestação de serviços;
-     Certificado de habilitações técnicas para a prestação de serviços.
 
8. Para acompanhamento de familiar sujeito a tratamento médico 
-     Comprovativo de laços de parentesco que justificam o acompanhamento.
 
LEGISLAÇÃO:

Decreto Regulamentar nº 84/07, de 5 de Novembro
- Portaria nº 1097/2007, de 10 de Dezembro;
Portaria nº 1563/2007, de 11 de Dezembro;
- Portaria nº 208/2008, de 27 de Fevereiro